Buscapé

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vai viajar com o cachorro? Veja 10 dicas úteis.

cachorro-na-mala
1) Junte toda a documentação do animal, especialmente o registro e a carteira de vacinação. Se a viagem for nacional e de avião, será preciso ainda um atestado do veterinário emitido menos de dez dias antes (para viagens internacionais, é necessário observar as regras de cada pais).
2) Prefira alugar uma casa a ficar em hotel. A infra para animais no Brasil ainda é muito restrita e tanto o dono quanto o bicho vão ficar mais livres num território neutro.
3) Caso prefira se hospedar em hotel é bom saber: alguns hotéis abrem exceções, então vale perguntar ao fazer uma reserva. Importante: nunca chegue sem reservas ou com o animal de surpresa! Isso pode comprometer as ferias inteiras.
4) Essa é pessoal: se o animal pesar mais de 10 quilos e, portanto, não puder embarcar na cabine do avião, será muito mais confortável para ele viajar de carro.
5) Ao viajar de carro, tenha sempre água fresca e planeje paradas a cada três horas. Os animais sofrem mais que a gente com o calor e precisam beber água com frequência. O cinto de segurança para cachorros é um acessório bem útil para manter o animal mais protegido no banco de trás.

cachorro-cinto

6) Não esqueça de levar a ração que o animal está acostumado a comer. Pode ser difícil encontrar a mesma marca. E uma reeducação alimentar numa rotina tão diferente pode ser maus complicada ainda.
7) Tenha sempre os remédios mais usados na mala. Ninguém merece sair correndo atras de veterinário em cidade desconhecida por causa de um contratempo básico.
8) Animais também passam mal com água da torneira, comida estragada, bactérias. Parece exagerado, mas não é: cuide da água e da comida dele como da sua. Se ele passar mal o perrengue vai ser seu também, e longe de casa tudo ganha proporções maiores.
9) No verão, tose o pelo do animal mais baixinho para aliviar o calor. Também é recomendável fazer o que os especialistas chamam de tosa higiênica, que tira os pelos dos genitais e da barriga, evitando assim possíveis infecções.
10) Estude bem o destino e avalie se realmente vai ser uma boa ideia levar o animal na viagem. Não adianta chegar com um cachorro numa praia cheia, por exemplo. Ele vai ser banido em cinco minutos. Também não muito tem sentido levar para uma cidade grande, onde ele não vai poder entrar em lugar algum. As ferias com os animais são sempre diferentes. E, sabendo antecipar os perrengues, pode ser deliciosa! Caso contrário, e’ de se considerar deixar os pequenos com um amigo ou num hotelzinho de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário